Benefícios da Chia

Chia (Salvia hispanica), é o grão de uma erva da família da menta que cresce em clima tropical ou subtropical.

Originalmente do México, foi parte importante da dieta dos antigos Astecas e Maias. Chia, na língua asteca (náhuatl) significa “oleosa”, talvez por conta de seu alto teor de gordura. Era usada como fonte de energia em suas longas caminhadas a procura de novas descobertas.

A Chia é uma excelente fonte de proteínas, cálcio, magnésio, ferro, antioxidantes, fibras solúveis e ômega 3, em maior quantidade do que é encontrado nas sementes de linhaça, sua maior “rival”. Quando as sementes de Chia são misturadas com água, elas criam um gel no seu redor (mucilagem, uma fibra dietética solúvel), que têm propriedades reguladoras do trânsito intestinal e diminuem a absorção de açúcares dos alimentos, colaborando para regular os níveis de glicose.

Estudos científicos preliminares têm mostrado que comer sementes de Chia pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas com diabetes tipo 2.

Em relação ao colesterol, seu consumo pode contribuir para baixar os níveis de colesterol total, LDL e triglicérides (gorduras “más” no sistema cardiovascular, quando em excesso) e aumentar o colesterol com, HDL.

Proteína também e presente na semente, alias e o único grão que possui a cadeia completa de proteínas encontradas em carne. O consumo dela, após exercício, ajuda a manter massa muscular magra.  O importante é ter consciência do que comemos e como comer de forma saudável.

Vamos voltar ao passado, mais grãos integrais:

 Trigo integral, arroz integral, aveia, chia, linhaça, quinoa, etc., e  menos derivados refinados:

pão branco, arroz branco, aveia processada, etc..

Uma mudança simples como esta pode fazer uma grande diferença na nossa saúde gastrointestinal, cardiovascular e endócrina.

Mais pesquisas são necessárias para definir os efeitos e benefícios da semente de Chia para a saúde em geral, no entanto, a história tem mostrado que são seguras e definitivamente vale a pena usá-las como um suplemento nutricional diário.

Para cada 28g de Chia encontramos:
• 137 calorias
• 1g de carboidrato
• Fibra: 11g
• Proteina: 4g
• Gordura: 9g ( 5 das quais são Omega-3s)
• Calcium: 18% da recomendação diaria
• Manganes: 30% da recomendação diaria
• Magnesio: 30% da recomendado diaria
• Fosforo: 27% da recomendacao diaria
• Possui também uma alta concentração de Zinco, Vitamina B3(Niacina), Potássio, Vitamina B1(Tiamina) e Vitamina B2.

Incluir a Chia no seu dia-a-dia é fácil, coloque em iogurtes, saladas, sopas, frutas, cereais e vitaminas. A semente não precisa ser triturada antes do consumo, facilitando assim a absorção de seus nutrientes.

Veja aqui uma forma gostosa para adicionar Chia a sua dieta:

 

Ingredientes:
2 cups leite de amêndoas
1/2 cup chia
1/4 cup maple syrup ou raw honey
1 colher de cha de extrato de baunilha
1 cup da fruta de preferência
1/2 cup da noz de preferência, picada ou qualquer fruta pode servir como topping.
Modo de Preparo:
Em um container combine o leite, chia, maple syrup e vanila. Misture bem e deixe descansar por 15 minutos. Certifique-se que o container esteja bem lacrado.
Esse processo pode ser feito antes de dormir e consumido no dia seguinte.
Divida o pudim em 4 e sirva com a fruta e nozes escolhidas.

 

www.chefjuliakelly.com
IG: @chefjuliakelly

5 (100%) 2 vote[s]
1

Trackback from your site.

Comments

Leave a Reply

Translate »
x Shield Logo
Esse Site é Protegido Por
The Shield →